Castelo Montebello - Teresópolis
Olá crianças
Tenho loucura loucura loucura de ir nesse lugar em Teresópolis... chama-se Castelinho para os moradores... mas o nome real é Castelo Montebello.
Muitas festas da jovem guarda aconteceu nesse lugar... (ai se as paredes falassem)... Ava Gardner e Gina Lollobrigida tiraram fotos aqui.
A contrução teve início em 1927, pelo então embaixador do Brasil na Inglaterra, Sr. Feitosa. EM 1946, após a morte do proprietário o castelo ficou em total abandono e a propriedade foi posta a venda.
EM 1950, o químico-farmaceutico Cyrillo Monthé e sua esposa compraram o castelo ...e como estava abandonado...seria necessário reformar todo o castelo.
Em evento no Rio de Janeiro, o Sr. Monthé conheceu o arquiteto alemão Eugen Lutter Klass, que acabara de ser premiado na Alemanha com um projeto que mostrava como seria um castelo no século 21. O arquiteto Eugen recebeu, então, a proposta de colocar seu projeto vencedor em prática, mesclando recursos de uma casa moderna com a preservação de um lugar histórico.
Dentre as belezas e raridades do Castelo Montebello, estão os vitrais que reproduzem a Santa Ceia, vindos da Hungria na década de 50. Um dos locais que mais agrada aos visitantes é o salão de festas, onde já foram realizadas importantes apresentações musicais. No calabouço, três salas: uma adega com capacidade para mais de 500 garrafas; uma sala que era usada para guardar objetos pessoais, como uma coleção de discos de vinil; e um salão de armas. Com a morte do Sr. Mothé, um dos seus três herdeiros, administrador do castelo, desfez-se do estoque de armas por considerar muito perigoso.
Entre 1953 e 1956, o castelo esteve aberto para visitação púbica. Mas, com o desaparecimento de peças e objetos, a idéia foi abandonada. Na década de 90, as portas do castelo se abriram novamente, para uma festa de Halloween organizada pelo Rotary. Mas, diante da destruição de algumas dependências, os proprietários desistiram da idéia.
Em 2005, o espaço foi alugado por 20 dias para o SESC, na realização do Festival de Inverno. Nesse período, o Castelo serviu de local para a recepção de convidados e ponto de encontro de artistas, autoridades e personalidades do mundo da arte, para troca de idéias sobre os mais variados assuntos.
Qualquer dia desses entro lá...e conto as novidades.
Dias felizes a todos !!!
Comentários
Ai sais, que maravilha!!! E essas construções são deixadas abandonadas, que lástima!!!
guando passo perto dele fico admirando uma obra linda o tabalho que foi para fazelo...
mas eu vou ainda entra dentro dele!
Meus parabens pela obra perfeita que vcs fizeram ...
muito lindo!
guando passo perto dele fico admirando uma obra linda o tabalho que foi para fazelo...
mas eu vou ainda entra dentro dele!
Meus parabens pela obra perfeita que vcs fizeram ...
muito lindo!
abraços - CLOVIS MOTHÉ
Beijos!!!