Castelo Montebello - Teresópolis

Olá crianças

Tenho loucura loucura loucura de ir nesse lugar em Teresópolis... chama-se Castelinho para os moradores... mas o nome real é Castelo Montebello.

Muitas festas da jovem guarda aconteceu nesse lugar... (ai se as paredes falassem)... Ava Gardner e Gina Lollobrigida tiraram fotos aqui.

A contrução teve início em 1927, pelo então embaixador do Brasil na Inglaterra, Sr. Feitosa. EM 1946, após a morte do proprietário o castelo ficou em total abandono e a propriedade foi posta a venda.

EM 1950, o químico-farmaceutico Cyrillo Monthé e sua esposa compraram o castelo ...e como estava abandonado...seria necessário reformar todo o castelo.

Em evento no Rio de Janeiro, o Sr. Monthé conheceu o arquiteto alemão Eugen Lutter Klass, que acabara de ser premiado na Alemanha com um projeto que mostrava como seria um castelo no século 21. O arquiteto Eugen recebeu, então, a proposta de colocar seu projeto vencedor em prática, mesclando recursos de uma casa moderna com a preservação de um lugar histórico.


Dentre as belezas e raridades do Castelo Montebello, estão os vitrais que reproduzem a Santa Ceia, vindos da Hungria na década de 50. Um dos locais que mais agrada aos visitantes é o salão de festas, onde já foram realizadas importantes apresentações musicais. No calabouço, três salas: uma adega com capacidade para mais de 500 garrafas; uma sala que era usada para guardar objetos pessoais, como uma coleção de discos de vinil; e um salão de armas. Com a morte do Sr. Mothé, um dos seus três herdeiros, administrador do castelo, desfez-se do estoque de armas por considerar muito perigoso.


Entre 1953 e 1956, o castelo esteve aberto para visitação púbica. Mas, com o desaparecimento de peças e objetos, a idéia foi abandonada. Na década de 90, as portas do castelo se abriram novamente, para uma festa de Halloween organizada pelo Rotary. Mas, diante da destruição de algumas dependências, os proprietários desistiram da idéia.

Em 2005, o espaço foi alugado por 20 dias para o SESC, na realização do Festival de Inverno. Nesse período, o Castelo serviu de local para a recepção de convidados e ponto de encontro de artistas, autoridades e personalidades do mundo da arte, para troca de idéias sobre os mais variados assuntos.


Qualquer dia desses entro lá...e conto as novidades.


Dias felizes a todos !!!



Comentários

AHHHHHHHHHHHHHHH EU QUERO ESSE CASTELO PARA MIM!!!! Vou fazer birra aqui em casa dizendo... Pai não esqueça minha caloi, digo, meu castelo...rsrsrs


Ai sais, que maravilha!!! E essas construções são deixadas abandonadas, que lástima!!!
Anônimo disse…
ai eu quero tanto entrar dentro desse castelo
guando passo perto dele fico admirando uma obra linda o tabalho que foi para fazelo...
mas eu vou ainda entra dentro dele!
Meus parabens pela obra perfeita que vcs fizeram ...
muito lindo!
Anônimo disse…
ai eu quero tanto entrar dentro desse castelo
guando passo perto dele fico admirando uma obra linda o tabalho que foi para fazelo...
mas eu vou ainda entra dentro dele!
Meus parabens pela obra perfeita que vcs fizeram ...
muito lindo!
Anônimo disse…
eu meu pai e meu irmao tomavamos conta do castelo doze anos atras.tive o privilegio de entrar e adimirar a beleza nao so do castelo mas da igreja tambem.me traz memorias ver as imagens,agora que vivo nos Estados Unidos.Preserve esta beleza de castelo! Luiz Dasilva
Anônimo disse…
Eu já fiz minha visita uns 8 anos atrás, eu e uma amiga de colégio inventamos que era para trabalho então pedimos aos senhores que tomavam conta na época e tive o privilégio de entrar e conhecer todo o castelo foi inesquecível!!!
isabella rodrigues mothé disse…
Este castelo é de minha failia e o que eu posso dizer é que ele é maravilhoso por dentro! beijos Isabella Rodrigues Mothe! :)
CLOVIS MOTHE disse…
Este Castelo pertence hoje a herdeiros da Família Mothé a qual faço parte.Quando se fala do tempo da jovem quarda me lembra os tempos que ia passar as férias neste Castelo,pois o mesmo era de meu tio CYRILO MOTHE.Hoje pertence aos meus primos.Realmente fazia-se muitas reuniões noturnas embaladas por Rock,yeyeye,twist,etc.Na época como não tinha moto a onda era curtir com lambreta e vespa.Tenho muitas fotos dessa maravilha.
abraços - CLOVIS MOTHÉ
Anônimo disse…
Gentee moro em Teresópolis e meu sonho é fazer minha festa de 16 anos lá!!Ouvi dizer que esta a vendo por 20 milhões. OMG!!!
Beijos!!!
Unknown disse…
Eu morei em Teresopolis durante 11 anos da minha adolescência e sempre fui apaixonada por este castelo. Não havia como passar e não admirá-lo... Eu desejava conhecê-lo por inteiro mas nunca tive oportunidade alguma. Hoje, com 40 anos, moro na Suiça e por aqui também tem muitos castelos, mas para mim, a lembrança da adolescência e o que fala mais alto, é o mais inesquecível!

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...