Preparando Chanucah ...e filme para pensar.




Olá crianças




Continuando os preparativos para Chanucah ...festa das luzes judaica ... e a praça de Teresópolis já já é iluminada para essa festa... Ano passado eu expliquei mais ou menos como é essa festa... o que comemoramos... clique aqui pra ler.




Costumamos presentear as crianças com Geld... aqui moedinhas de chocolate... e os sevivons..ou dreidels ..piões que é, na verdade, um jogo ...onde cada letra representa um número de moedas de chocolate que você vai perder para seu amiguinho...ou primo... antigamente eram moedas mesmo... hoje se vê mais de chocolate.


Bem ...esses enfeites foram feitos por mamãe e por mim... só hoje estou colando as letras nele...claro que escolhi uma letra auspiciosa para todos... e claro, música auspiciosa também...clicaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.







Quanto ao filme "O menino do pijama listrado" apesar de eu não gostar de filmes relativos a Segunda guerra mundial ... eu realmente gostei porque confronta duas realidades, duas visões sobre a mesma questão...e a amizade entre duas crianças ... e no final a certeza que a diferença na realidade estava apenas em um pijama listrado.



Assim foi com os judeus...assim foi com os negros... e assim é porque continua sendo. É por isso que judeus se unem em diversos lugares para manter sua cultura, suas festas e principalmente que tudo isso seja passado pelos milhões de judeuzinhos que nascem todos os dias.




Dias felizes a todos !!!!

Comentários

Eu sempre me lembro que trapaceava nesse jogo e ficava com todas as moedinhas =]
Izabelle Costa disse…
Lany, meus alunos ( os mais antigos) já me conhecem a ponto de me indicar ou não filmes e livros. Esse foi vetado por eles. Disseram que eu não aguentaria! Como já disse, não suporto qualquer menção a guerras. Pior ainda, ter de dar aulas a respeito delas...
Sentimental demais?
As festas judaicas são cheias designificados. O mais legal é que vocês as dignificam. Tão fofo seu joguinho!
Quanto a festa, tenho que começar a fazer novos ornamentos para o Natal.Dei tudo o que tinha por aqui.

Bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...