Canja de galinha e a Ydishe mamme...e Dom Pedro II


Olá crianças



Dias frios ... saudades da cozinha e eis que surge uma idéia do passado... CANJA DE GALINHA.


A tradição desta canja levou o grande investigador e ilustre diretor da revista GULA, J. A. Dias Lopes, a publicar um livro cujo título é “A Canja do Imperador”. Segundo relatos do escritor R. Magalhães Júnior, o Imperador D. Pedro II quando assistia aos espectáculos saboreava “uma canja quente entre o segundo e o terceiro acto, que só começava, por isso mesmo, ao ser dado o aviso que Sua Majestade terminara a ceiazinha”.

Voltando a minha canja..só se sabe o que é amor quem um dia pegou um resfriado medonho ... e sua avó...ou mãe ..ou esposa ...ou namorada ..ou sei lá o que preparou essa delícia... isso é sagrado em Ydishe Mamme fazer a pessoa sentir-se bem com comida... conceito milenar judaico..tanto que em toda festa tem comida..e comida em excesso ...SALVE NOSSA DIETA DE CADA DIA DEPOIS...
Quando sai da casa de minha mãe/minha avó... foi uma das coisas que mais fiquei com saudade...ter alguém que me confortasse com uma canja quentinha toda vez que eu adoecia... mas aprendi a fazer a receita ... e sempre faço pra me sentir feliz.


A minha canja hoje ficou parecida com essa da foto (não tirei fotos por estar sem camera)...e acrescentei hortelã... o lado árabe sempre dá palpites...
Primeiro: Galinha fresca... só use congelada em último caso...
Segundo: não despreze a pele no cozimento...o gosto está ali ...depois se quiser retire...
Tempere os pedaços pequenos da galinha com limão, alho, urucum (natural se tiver), alfavaca...
Refogue em um pouco de oleo ... e adicione cebola...tomate, cenoura e batata... picados... quando já estiver cozida misture arroz e folhas de hortelã...sirva quentinho ...
Clique aqui pra assistir o Dr. Drauzio Varela falar sobre os benefícios da canja... incluindo dados sobre a cisteína presente na pele da galinha que é um anti inflamatório natural.
Dias felizes a todos !!
TAJ

Comentários

Izabelle Costa disse…
Canja é aconchego.
Além do alto poder curativo.
Será que é por conta que cheia de carinho também?
mil beijinhos

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...