Filme de Natal: ALMA PERDIDA e novidades da roça...


Olá crianças

Uma música sombria...uma menina correndo na ponte... um rio congelado...e Lanynha com um pirulito de coração acompanhando o filme na maior paz...

Primeiro para entender o assunto do post...o que é um DIBBUK:


No ocultismo judaico, existe a crença de que a pessoa são duas almas ao mesmo tempo.


A segunda alma é de um pecador que retornou do além para expiar seus pecados compartilhando das boas ações praticadas pela alma boa, com a qual coabita num mesmo corpo.


Uma pessoa possuída por duas almas não pode controlar a intrusa, cuja voz e comportamento podem às vezes ser confundidos com o verdadeiro eu.


Para o Judaísmo, uma pessoa pode ser possuída por um espírito chamado dybbuk, que se acredita ser uma alma de uma pessoa falecida que regressou do Gehenna , o conceito judeu de purgatório ou de local entre mundos, ( entre o mundo físico e o mundo celeste, entre a terra e o céu), para onde as almas vão antes de entrar no céu.


De acordo com estas crenças, por vezes ,( nao muito frequentes), a uma alma que em vida nao teve oportunidade de cumprir com todas as suas missoes, é-lhe concedida a oportunidade de realizar esses fins , regressando a este mundo na forma de um dybbuk.


E por vezes também, uma alma demasiadamente atormentada não encontra descanso no purgatório e pode escapar-se dessa «zona entre mundos», regressando a esta mundo.


A alma regressa assim a este mundo e procura «ligar-se» a uma pessoa viva que esteja experimentando uma situação similar á que essa alma viveu quando estava encarnado neste mundo.
Acredita-se por isso que há bons dybbuks e maus dybbuks.


Os bons, acabam desempenhado o papel de «guia espiritual» da pessoa a que se ligaram, procurando-a fazer ultrapassar os obstáculos e tribulações que esta vivendo, como forma de salvar essa pessoa e assim se salvar a si mesmo. Estas são consideradas possessões boas.


No caso dos dybbuk maus, esse são almas atormentadas que regressaram a este mundo ou que não partiram deste mundo, e que se ligam a uma pessoa e fazem-na passar pelos mesmos erros, tormentos e caos que essa alma experimentou durante a sua vida.

Bem...o tema do filme é esse...mas menininhas (talvez menininhos) medrosas... não tenham medo porque o filme é quase científico não chega perto do tema do Exorcista...e sim tem muitas explicações sobre vários simbolismos judaicos...supertições... kaballah.. Sefer ha-marot ...O livro dos espelhos etc...é muito interessante.

Já me perguntaram porque quando há falecimento na família judaica os familiares cobrem os espelhos... a explicação da Kaballah é por causa da alma da pessoa que faleceu que como está em um estado de transição pode ficar fixada no espelho e não seguir seu caminho... e há outras explicações também...como o fato do espelho ser ligado a vaidade e ao luxo e o momento não ser para isso... enfim...assistam a alma perdida...ou se não quiserem assistam Tinkerbell ..kkkkk...assistam o natal da Xuxa sei lá o que ... (falo isso pq vira e mexe um dizendo: não vou assistir porque fico assustado ..não durmo etc... ) aff...

Pausa para suspiros pelo Gary Oldman... o rabino do filme... ai ai ...e depois não me venham falar de Brad Pitt...

Notícias da roça: estamos sem sol...mas calorzinho da gota serena... estou pensando em ar condicionado ou piscina...isso se uma viva alma resolver limpar a piscina hoje. É A TREVAAAAA.


Dias felizes a todos !!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...