Então é Yom Kippur e o que vc fez...


Foto do Centro de Cultura Judaica em São Paulo - Pinheiros lugar que adoro visitar em SP, repararam que o formato do prédio é de uma Torah? Ele fica na Rua Oscar Freire e vale a pena visitar.


Olá crianças

Sempre escrevo algo em Yom Kippur esse ano falo sobre a liturgia de Yom Kippur. A abertura que é o "Kol Nidre" e a "Neila" que termina.

Na véspera do Yom Kippur, em todas as sinagogas ao redor do mundo, a Arca Sagrada é aberta e os rolos de Torá são retirados. Em seguida, o Chazan e a congregação entoam o Kol Nidr

No "Kol nidre" pedimos a D'us para anular todas as promessas descumpridas do último ano antes de passarmos ao julgamento divino e o início dessa prática data de (586-601), data que o rei (acho que foi da Espanha) não achei nada a respeito ... exigiu aos judeus a conversão ao catolocismo e muitos fizeram contra a vontade... então ao chegar o dia do Yom Kippur se reuniam clandestinamente para orar de pé e declarar que "todos os juramentos e promessas feitas ao rei em nulas e as fizeram obrigadas.

Agora a "Neila" que significa fechamento,coincide com a hora na qual o grande sacerdote fechava as portas do Templo de Jerusalém após o Yom Kippur, o único dia do ano no qual podia entrar ao "Sancta Sanctorum" e invocar o nome de D'us para expiar os pecados do povo. Nesse momento a arca é fechada.

O poema que abre essa oração foi composto por Moses Ibn Ezra (1055- 1140) e é um dos momentos mais lindos nas sinagogas.


Quer ouvir? Clica aqui.

Dias felizes a todos !!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...