Mestre Candinho


João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo, Minas Gerais, em 1908 e morreu no Rio de Janeiro, em 1967, três dias após ter tomado posse na Academia Brasileira de Letras.
Filho da classe média, Rosa fez seus primeiros estudos na cidade natal , aprendeu as primeiras letras com Mestre Candinho, em Cordisburgo, e Francês com Frei Esteves, franciscano.
Foi sempre aluno excelente, surpreendendo os professores pela inteligência e aplicação. Desde cedo mostrou inclinação para línguas, e, aos seis anos, lia o primeiro livro em francês "Les Femmes qui Aiment".

Pareeeeeeeeeeeeee...não é pra falar de Guimarães Rosa esse post... é pra falar do mestre Candinho .

Quem foi mestre Candinho?
R: Bisavô do Duuuuuuuuu. Sim, o Du do biscoito de polvilho aí embaixo, pai do Clebinho o papagaio másculo. Ou seria filho ? pq pelo que consta Clebinho é mais velho que ele.

Pois então, o Mestre Candinho agüentou a criança Guimarães. A escola aí em cima é a Escola Estadual Mestre Candinho em Cordisburgo-MG. Fora o Guimarães ele deve ter ensinado muitas crianças ...se ele estivesse vivo daria uma sova bem boa no Du e o colocaria pra estudar também. (Que falta faz mestre Candinho).
Brevemente mais coisas sobre mestre Candinho por aqui quem sabe não consigo arrastar uma fotim ?


Com um pé no chão e o outro nas estrelas o professor pode levar seus alunos a todos os lugares.

Comentários

Silvana Reis disse…
Lany! Que lindo vc escrever sobre o meu bisavô!Tenho muito orgulho dele!
Meu pai, José Vicente de Souza, é neto dele e, hj prestes a fazer 89 lúcidos anos, tenho certeza que adoraria contar muitas histórias sobre o Mestre Candinho. Se quiser, entre em contato comigo pelo e-mail silvana_582000@yahoo.com.br. beijos
Silvana Reis disse…
Lanynha! Mestre Candinho é meu bisavô, por parte de pai. Tenho muito orgulho dele, obrigada por deixar viva sua memória! Meu pai, hj com 88 anos, adoraria falar sobre ele, tenho certeza. Se quiser manter contato, meu e-mail é silvana_582000@yahoo.com.br. Bjs
Unknown disse…
Sou trineto dele. Sou neto de Celeste, filha de Dona Adelina. Estive hoje em Cordisburgo, e foi bom ver um pouco da história da família.

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...