KOH-I-NOOH , Hardtmuth e a galera


Olá crianças

O primeiro relato de alguém usando um lápis foi em 1644 na agenda de um Oficial de Artilharia na Alemanha.

Claro que a história do lápis com grafite...bastões etc vem antes disso...(post futuro)

Em 1761 na aldeia de Stein, perto de Nuremberg, Kaspar Faber (simmm o da Faber Castell) inicia sua própria fábrica de produção de lápis na Alemanha.

Mas o que queremos é o sagrado lápis amarelo...que ainda não existia...

Nos Estados Unidos ...em Boston...em Salem... em 1827 ... Joseph Dixon em plena revolução industrial inventa a máquina de fazer lápis de madeira... isso porque até 1839 o Faber usava argila...junto com o frances Conté (simmmm do lápis Conté)... o austríaco Hardtmuth também usava o método onde o grafite era misturado com a argila em formato de vara e depois eram queimados.

Mas voltando à Salem... ele construiu a máquina que fazia lápis de madeira e só em 1890 HARDTMUTH começou a usar a técnica do Dixon e fez o PRIMEIRO LÁPIS AMARELO e o batizou de KOH-I-NOOR nome do diamante amarelo da rainha Vitória... com isso ele queria dizer que o lápis dele era o KOH-I-NOOR do lápis.

Em 1975 nos Estados Unidos lápis era amarelo... feitos pela Dixon que é Dixon até hoje... e de lá pra cá a história continua...mas em outro post.

A KOH-I-NOOR fabricante de lápis austríaca tem uma série que vem impresso o nome de HARDTMUTH ... esse lápis da foto... fofo porque eu amo lápis.

Dias felizes a todos !!!

Comentários

Bom dia. Trabalho com antiguidades e precisava de informaçoês sobre estes Lapis, pois consegui uma caixa deles com ótima conservação.Seu blog ajudou bastante. O brigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...