O melaço, resgate aos valores milenares...post formiguinha


Olá crianças



Nesse post aqui falo do meu querido melado... para o resto do país melaço... que é um caminho para a rapadura... se você deixar o melaço no fogo ele acabará chegando no ponto de rapadura... clica aqui para ler o post antigo.



Meu voinho já teve um engenho de cana (nome dado ao lugar que faz melaço...rapadura e etc) e quem provou do seu melaço (ele vendia para toda a região de Mágé, Rio Bonito, Itaborai, São Gonçalo e por lá ia...) além de ter a plantação de cana de açúcar.



Tudo isso faz parte das minhas memórias de infancia...eu já me perdi em pleno canaviar ...risos. E minha voinha tinha que me tirar a força do engenho em épocas de fabricação de melado porque eu adorava ver aqueles tachos imensos com melado fumegante... no final do processo se sabia quando havia se chegado ao ponto do melado quando ele formava nas bordas tipo uma balinha puxa puxa ...e eu adorava puxar aquelas gostosuras com a colher de pau... eu era a formiguinha do processo.



Outra coisa que me lembro era a forma que eles lavavam as garrafas de vidro que eles embalavam o melado... lembro das pessoas vindo de longe com caminhonetes que voltavam cheinhas de garrafas ... sempre na época das festas juninas onde se comiam com batata doce, mandioca ou no pão...

Enfim ... e em Brasilia tive o privilégio de entrar em outro engenho de melaço...claro que mais moderno...mas com o mesmo aroma... e claro separei uma garrafa para meu avô...você só conhece a boa procedencia do melado quando eles não adicionam açúcar refinado no processo...o certo é só caldo de cana como eles fazem.

Já vi que essas memórias todas voltarão quando voinho abrir a garrafa... ele sabendo dessa novidade por telefone já planejou assar mandioca na lenha. Saudades de todos. Minha família anda ultimamente em conflitos ideológicos (no meio judaico isso é sério).

Os brasileiros costumam em questões assim discutir com os pais ...com os avós...os jovens se acham donos da verdade... na nossa cultura não é bem assim... não brigamos e sim ouvimos a opinião dos mais velhos por considerar em primeiro lugar a história deles... em segundo lugar o tudo que eles viveram e em terceiro lugar o muito que abriram mão para nos educar.

Tudo isso faz a gente pensar 3 vezes antes de tomar uma decisão. E, tenho que reconhecer... eles agem assim só querendo o bem ... querendo que os filhos não passem pelos mesmo problemas que eles já passaram... então é delicado sempre um conflito numa família assim..principalmente porque apesar de todas essas coisas somos grudados. Vamos ver o que acontece ...

Quer dizer ... a questão dos brasileiros merecem um post futuro... tenho uma crítica... não vejo como modernidade uma cultura que retira dos pais o respeito...filhos que gritam com pais, discutem... e sem contar na forma que as pessoas se tratam... precisamos no Brasil repensar isso e voltar nesses conceitos milenares de convívio e que você ainda encontra no exterior...mas aqui no Brasil virou banalidade. [

Fica minha crítica.

"Os homens...
Por pensarem ansiosamente no futuro,
esquecem do presente
de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.
E vivem como se nunca fossem morrer...
e morrem como se nunca tivessem vivido..."
Dalai Lama

Comentários

Izabelle Costa disse…
Post doce e... amargo.
Linda lembranças e correta sugestão.
Os psicólogos de plantão que me desculpem, mas hierarquia funciona, sim, em relações familiares.(ponto)
bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...