Cana de açúcar e melado...

Cana de açúcar vinda da roça... matéria prima

Olá crianças

Vou logo avisando ...isso dá uma trabalheira... tem que ter ajuda dos universitários, dos profissionais da saúde e dos profissionais do direito ... ahhhh tive também ajuda dos profissionais da informática..e essa receita foi feita em 3 casas diferentes e o resultado trago hoje.

Estava eu e amigos lembrando de quando meu avô tinha um canavial no sítio ... e fazia melado ...sim tive um voinho que fazia melado... ele tinha uma micro usina ... e fazia o melado ainda lembrado na região... mas como fazer em casa? Perguntando a ele ..ele ficou meio que descrente porque a temperatura alcançada no tacho não conseguimos no fogão ... e se estivermos falando do fogão potente elétrico salve salve da SU???? Bem aí a estória é outra... mas demora...

Receita:

Limpe a cana

... tarefa divertida: moer a cana ... (ou compre o caldo de cana na barraquinha) mas tem que ser muito caldo ... usamos 12 canas e o resultado foi uma canequinha... mas valeu a diversão.

...esquece o caldo no fogo ...não esquece... tem que mexer sempre pra não grudar... se passar do ponto ele vira rapadura.


Não podemos esquecer a parte amarga da cana de açúcar com início no trabalho escravo nos canaviais e até hoje em certos canavias... quem teve oportunidade de passar perto de um pé de cana sabe que são lâminas afiadas, eu mesmo nessa brincadeira cortei o braço em 3 pontos diferentes... hoje até crianças participam da colheita de cana no Brasil ... e eles queimam a plantação pra afugentar as cobras e evitar os cortes... mesmo assim os trabalhadores trabalham no meio da fumaça e em condições péssimas. Coisas que precisamos não esquecer.

Quem puder ler o livro "Crianças de fibra" da Iolanda Huzak e Jô azevedo vai entender muita coisa dessas crianças...um livro pra se pensar.





Memórias de infancia: meu avô escolhia a cana mais doce e cortava pra mim com um facão enorme ... numa paciencia que só hoje reconheço ...porque não é nada fácil cortar cana... obrigada voinho isso está guardado até hoje na memória ..e hoje público na internet.
Na próxima aventura quem sabe não vamos fazer rapadura???


Dias felizes a todos !!!







Comentários

Ai ai...q maravilha!!! Melado é baum dimais da conta, sô!!!

Com banana amassada e aveia intaum!!!

nusss
Davi Machado disse…
Hum... desperta a formiga íntima...
Izabelle Costa disse…
Hum!
Cana é uma ótima pedida.
Mas minha história não é muito interessante: cortei a mão. Fiquei até com cicatriz.
Meu vozinhoa também descascava cana e me dava os pedacinhos. Bom dimais!!!!!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...