Domingo na Candelária...








Olá crianças



Voltar ao Rio de Janeiro sempre é bom e traz surpresas ... assim como eu já estar de malas prontas para Brasília... é a vida. Bem .. ontem ..eu na Gama Filho esperando uma amiga para de lá irmos ao cinema e assistir "Presságio"..olho para o lado e o que vejo??? A belíssima Igreja da Candelária... é claro que não podia deixar passar batido...nem preferir esperá-la em frente aquela banca de jornais super sem graça ...a portinha da igreja estava aberta..e eu ..entrei uai... kkkkkkk

ela é linda não???



Quantas vezes você passou por ela e no meio de tantos problemas a resolver na Presidente Vargas...nem parou para admirar tamanha beleza??? Ahh ..deixou pra judia aqui ver...kkkkk (tô judiando de oceis mesmo) ... falando nisso ..Bel onde vc estava ????? Ficou no churrasco não é mesmo??! Faltou vc ... a gente ia se divertir horrores pelo centro.

A primeira Igreja da Candelária foi construída em 1609 tudo porque nos princípios do século XVII uma tempestade quase fez naufragar um navio chamado Candelária, no qual viajavam os espanhóis Antônio Martins Palma e Leonor Gonçalves.




O casal fez a promessa de edificar uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Candelária se escapassem com vida. A nau finalmente aportou no Rio de Janeiro, e o casal fez construir uma pequena igreja no local da atual Igreja da Candelária.



A igrejinha paroquial da Candelária foi reformada em 1710, mas na segunda metade do século XVIII necessitava uma ampliação. O sargento-mor Francisco João Roscio, engenheiro militar português, desenhou os planos para uma nova igreja.

As obras começaram em 1775 e a inauguração, com a igreja ainda inacabada, ocorreu em 1811 em presença do Príncipe-Regente, e futuro D. João VI. A igreja tinha nesse momento uma só nave, e os altares do interior da igreja haviam sido esculpidos por Mestre Valentim, o grande artista do estilo rococó do Rio, mas foram substituídos nas reformas posteriores.

Algum tempo após a inauguração da igreja, o projeto foi ampliado para três naves.

Foto impossível de ser tirada ontem devido as missas de hora em hora... mas é a parte mais linda da igreja, fica me cima do altar.

Após a intervenção de vários arquitetos, incluídos Justino de Alcântara, Joaquim Bethencourt da Silva, Daniel Pedro Ferro Cardoso e o alemão Gustavo Waehneldt, a cúpula foi finalmente concluída em 1877.


As diversas partes da cúpula, em pedra de lioz portuguesa, foram feitas em Lisboa, assim como as oito estátuas que a enfeitam, esculpidas pelo português José Cesário de Salles. Quando terminada, a cúpula da Candelária era a mais alta construção da cidade.
O interior é todo em mármore de Carrara branco e mármore de Verona rosa e a frente dela fica atrás da Presidente Vargas ..porque quando ela foi construída não havia a chata Presidente Vargas...somente ela reinava poderosa de frente para o mar... agora ela nem percebe que tem um mar ali na frente.. que coisa...




Dias felizes a todos e eu correndo como sempre...mas sempre passando aqui na varanda pra tomar um refresco.



Comentários

Para mim essa é a igreja mais linda do Rio de Janeiro. Nunca entendi porque a catedral era a N.S. do Carmo e porque hoje os católicos preferem ter como catedral aquele balde emborcado medonho na av. Chile. A Candelária é uma catedral de meter inveja à Basilicata de San Pietro. É uma pena também que a conservação dela esteja um tanto relaxada. Eu já cantei e me apresentei nela dezenas de vezes. É um lugar que particularmente gosto!!

Ótimas fotos e excelente passeio!!
Aliás...voltei dessa viagem no tempo lendo D. Casmurro...e Machado cita a Candelária várias vezes.
Izabelle Costa disse…
Não fui, Lanynha...
Faltei memso.
Garganta doendo horrores, dores por todo o corpo, uma gripe chegando arretada. Não consegui levantar.
Acho que foi o maior presente que ganhei de aniversário (rsrsrsrs)
Espero e torço para que vc tenha se saído bem.
Como foi?
Depois me conta no msn.
Bjs
Izabelle Costa disse…
Não falei da Candelária.
Tenho uma história com ela.
Logo que cheguei em Niterói, tive de ir ao Rio num dia. Normal, né?
Não para uma pessoa com problemas de localização como eu.
Parei num orelhão (não tinha cel ainda) e liguei para o Flávio pedindo socorro.
Ele me fazia mil perguntas e eu não sabia responder a nenhuma.
Ele acreditava em mim, pode? Acreditava que depois de milhares de vezes no centro eu saberia dizer onde estava. Naõ sabia.
Por fim,descrevi o que estava ao redor ( a Candelária). O Mô riu de se acabar...
Aproveitei a deixa e visitei-a. Linda demais. la sim é uma Catedral, ou deveria ser, né?
Aquilo na Av Chile, concordo com o Leonardo, é um balde emborcado.
Bom que aproveitou o domingo
Lany disse…
Concordo ..não entendo esses ares modernos desses baldes emborcados..kkkk e a catedral de Brasília?? Brasília merecia algo mais ..bem mais... mas a Candelária é linda mesmo... Bel depois te conto as novidades no MSN..foi um domingo trepidante.
Bjkas queridos

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...