Naikan = olhar pra dentro

Flor de voinha.
Olá crianças
Em geral nós temos muitas coisas boas na vida, sendo que muitas não são percebidad e por isso não são valorizadas, a não ser, talvez, quando as perdemos. Algo só se torna uma fonte de felicidade quando finalmente percebemos o seu valor. Para descobrir isso antes precisamos ter atenção.
As perguntas que temos que sempre lembrar nos relacionamentos são:
1.O que recebi dessa pessoa?
2.O que dei a essa pessoa?
3. Que incovenientes causei a ela?
Tentamos então responder essas perguntas de forma objetiva sem considerar se seria uma obrigação ou intenção da pessoa em questão.
As perguntas são simples, mas muito poderosas, fazem com que possamos considerar nossas interações pessoais além da nossa interpretação que costuma ser egocentrica (sempre em função do que "eu mereço", do que "me devem" e do que "me fizeram".
Para que tudo isso? Assim passamos a ver o mundo do ponto de vista de outras pessoas também. E, acima de tudo, podemos ver mais concretamente que o que recebemos é sempre infinitamente maior do que damos. Mas nossa interpretação tente a exagerar as falhas dos outros, tudo o que nos devem, e minimizar tudo o que recebemos do mundo...como se fosse "nosso direito".
Mas não nascemos com direito a nada, tudo nos é dado gratuitamente, da luz do sol ao ar que respiramos...assim como a flor da foto...no jardim de voinha.
Tudo isso é aprendido no Naikan ... descobrimos fontes de bondade que nos sustentam, vindas de todas as direções. Agora temos um site sobre tudo isso em portugues... o site do Otavio lilla clica aqui pra ir lá.

Post feito numa viagem com mainha.

Dias felizes a todos!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...