Edgar Allan Poe e Anne Ward Radcliffe


" Home is the resort
Of love, of Joy, of peace and plenty, waere, Supporting and supported, pollsli'd friends And dear relations mingle into bliss."—Tbohson.



Olá crianças




Hoje falarei da salve salve autora da literatura gótica : ANNE WARD RADCLIFFE (1764-1823). APLAUSOS !!! CLAP CLAP CLAP




The great enchantress, como era chamada, tinha uma imaginação prodigiosa, tanto daqueles que desenvolveram o culto do suspense como os que investiram em histórias sentimentais.




Em suas histórias Radcliffe deu ênfase à representação da pobre heroína perseguida...ai sais.




Nas suas obras há grandes descrições de quadros naturais, inspirados na poesia e na pintura. Consta que Radcliffe uma vez disse que seu objetivo era pintar quadros com palavras, em seus romances são muitas as referências ao ato de desenhar e pintar.




Seu trabalho influenciou a geração subseqüente de ilustres escritores, nominalmente Jane Austen, Sir Walter Scott, Lord Byron, Charles Maturin e Charlotte Brontë. Todavia, Scott e Brönte não podem ser considerados escritores de literatura gótica, pois, na época em que viveram, o entendimento da realidade e da História já havia mudado.




Enfim... Edgar Allan Poe no conto de mistério "O retrato oval" fala sobre ela...




"O castelo que meu criado resolvera arrombar a fim de evitar que eu, gravemente ferido estava, passasse a noite ao relento, era uma dessas construções portenhosas, a um só tempo lúgubre e grandiosa, que há séculos assombram a paisagem dos Apeninos e também povoam a imaginação da senhora Radcliffe".




... e na mesma hora sai a caça de um livro dela pra ler...o que encontrei foi "The mysteries of Udolpho"... vamos ver como se desenrola.




Salve Poe !!!
Salve Radcliffe !!!

Dias felizes a todos!!!

Comentários

Salve Poe, Salve Radcliffe, Salve os autores Soturnos e Sombrios!!

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...