Canjica que me remete a infância...


Olá crianças

Comida das festas cristãs nunca são meus fortes... Aqui comemoramos a Peseach que já tem um post antigo a respeito... mas essa época de Páscoa me remete muito a infância...

nessa época do ano minha mãe me levava para visitar minha avó católica... sim... a casa dos caquis ...

ela, portuguesa... fazia com esmero bacalhau ...aquele básico com batatas...feitos em panela de pressão... com ovos cozidos... receita que aprendi antes do falecimento dela... e faço até hj para os saudosos desse bacalhau...

mas o que comia nessas visitas era essa canjica ai em cima... com leite de coco...coco ralado na mão e leite condensado...por cima essa chuva de canela...

lembro de várias coisas nessa casa de mistério... digo mistério porque era uma casa tipo de livros de mistério...com seus quartos fechados... (criança é curiosa mesmo)...

lembro do cheiro do sabonete que era diferente lá... (Phebo de rosas)...até hoje esse perfume me lembra dela... chegava lá...ela sempre estava acabando de sair do banho toda cheirosinha... saudade.

A religião nos afastou ... uma pena... mas não sem antes saber que eu nasci no dia de Santo Antônio e que ele era o santo casamenteiro... risos...

mas o post era sobe canjica... bem...canjica ... na semana santa acontecia uma romaria estranha...de quinta até sábado... as pessoas visitavam umas as outras... se visitava padrinhos... madrinhas... os amigos visitavam uns aos outros...e se experimentava canjicas de várias casas... e por fim sempre você escolhia a canjica favorita.

Dona Terezinha coloca amendoim na canjica !

_ Não perco a canjica desse ano da Zenilda... ela coloca muito coco!

E assim era...

Hoje em dia nem sei mais se as pessoas fazem canjicas... eu ainda sigo a receita de vó Joaquina... o tempero de vó Arinah ... e Dna. Zuque... (sogra falecida que me ensinou os mistérios do bolinho de bacalhau) ...e assim a história vai passando de boca em boca... sabor em sabor...

E eu fico aqui nos chocolates da vida desejando a todos Feliz Páscoa ...Peseach... e

Dias felizes a todos !!!

Comentários

Izabelle Costa disse…
Fez canjica??? Vou comer aí! rsrsrs
Coloquei a minha na panela e fui ao mercado. Imagine o resultado: carvãozinho.
Essas lembranças vão enchendo o coração de suspiros, não é? Muito bom.

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...