Bach salva, Bach cura... mas Debussy me rebata do chão...
Faz tempos..não muito... vô ligado em teoria musical, em música, en regência... disso o povo sabe... uma das minhas lembranças mais remotas é a belíssima obra de Debussy chamada "LA MER" muito conhecida hoje.
Ela é a música que se ouve na abertura do filme da Disney " Vinte mil léguas submarinas" precisamente um pedaço do primeiro movimento: "De l'aube à midi sur la mer".. do amanhecer a noite no mar... lembro de ter ficado tão feliz em saber que conhecia aquela música do filme. Bobinha eu ...mas são conquistas da infância que faz o que eu sou.
Bem LA MER tem tres movimentos, todos lindíssimos e cada um com uma característica, tenho um amigo que poderia falar muitas horas sobre La Mer mas perdemos contato..qdo estiver com ele novamente adiciono mais coisas aqui.
"De l'aube à midi sur la mer" - que é o que falei ai em cima onde vc é colocado no navio em alto mar com as ondas, as nuvens ... os problemas e as soluções. kkkkkkkkkkk
"Jeux de vagues" - aqui são as ondas que entram na brincadeira.
"Dialogue du vent et de la mer" - diálogo do vento com o mar, também belíssimo.
O FINAL do terceiro movimento é perfeito, como muitos dizem mergulhamos no mar de Debussy e acho que não é verdade. Mergulhamos em nosso mar com Debussy, acredito que era esse o objetivo de Disney..fazer a platéia mergulhar no filme.
Escutem a obra é muito especial... ai em cima foto dele com sua terceira esposa, a Emma ..lutaram muito pra ficar juntos..coisa difícil de se encontrar nos dias de hoje. La Mer foi escrita no meio desse turbilhão emocional que ele vivia por isso tanta paixão e força em cada nota.
Bem expert em música é meu avô, eu sou ouvinte... e feliz por ele ter passado um pouquinho do muito que ele sabe pra mim. São coisas assim que sobrevivem às gerações.
Tarde linda pra todos.
Comentários