Taj Mahal ... a verdadeira estória


Segundo meus amigos da India ... essa é a estória do Taj Majal... que está na lista de viagens que ainda farei mas tenho que me preparar psicologicamente porque a India não é tão maquiada como a Glória Perez mostra na novela..kkkkkkkk

Era uma vez um príncipe chamado Kurram que aos 15 anos se apaixonou e 5 anos mais tarde casou com a mulher com o nome Mumtaz Mahal ou a "A eleita do Palácio".
O príncipe passou a rei Shan Jahan "O rei do Mundo", nome que ilustra o poder daquele Estado no séc. XVII e quis o destino que a Rainha não o fosse por muito tempo e em 1631, com apenas 39 anos Mumtaz Mahal morreu após dar à luz o seu 14º filho.
Durante 2 anos todo o rei e o Povo chorou a morte da Rainha. Shan Jahan ordenou então que fosse construído um monumento sem igual , para que o Mundo jamais esquecesse a Rainha...
Durante 22 anos eles construiram o Taj Mahal ...Mármore das pedreiras locais, Cristal da China, Pedras turquesa do Tibete, Ametistas da Pérsia, Quartzos puros dos Himalayas e Diamantes de África.
O lago em frente artificial colocado estrategicamente em frente parece um espelho, reluz perante uma construção de mais de 50 metros de pura mármore branca. Estão encrustrados nas paredes mais de 20.000 pedras preciosas, colocados tão minuciosamente que é necessário o auxílio de uma lupa para ver os espaços entre elas. O edifício no exterior é de uma branqueza somente comparada ao Duomo de Florença.
Shah Jahan queria também construír o seu próprio mausoléu. Este seria do outro lado do rio e seria muito mais deslumbrante, muito mais caro, todo em mármore preto, que seria posteriormente unido com o Taj Mahal através de uma grande ponte toda em ouro onde ele encontraria a rainha na madrugada...
Tal empreendimento nunca chegou a ser levado a cabo. Após perder o poder, o imperador foi encarcerado no seu palácio e a partir do seu quarto, contemplou a sua grande obra até à morte. A filha do rei conhecedora de toda a estória levou o corpo do pai escondido para ser enterrado ao lado da Mumtaz Mahal...
O Taj Mahal foi, por fim, o refúgio eterno de Shah Jahan e Mumtaz Mahal. Para se perceber a precisão arquitéctonica do monumento, esse facto, de estarem dois caixões juntos (o que não era pra ser..e é o unico pormenor que não enquadra perfeitamente do traçado geométrico do interior do Taj Mahal).
Todo de resto é de uma simetria que chega a ser irritante.

Dias felizes a todos ! (Essa valeu mais que as 1001 noites, não é Bel??)

Comentários

Izabelle Costa disse…
Eu já conhecia a história mas não com todos esses detalhes.Obrigada por mais esse presente!
É muito linda!
Acho que somos muito românticas!!!!
Adoro essas coisas de amor profundo, avassalador que faz o homem construir. E, nesse caso, a construção foi algo material e majestoso que, ao ser mostrada na novela talvez desperte um ou outro. Quem sabe!
Essa Varanda aogra também é aula de História! Oba!
Mil beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...