As iluminogravuras de Suassuna...


Detalhe fotos: Iluminogravuras do Ariano Suassuna...

Olá crianças...

Na Idade Média, muitos dos livros eram criados nos mosteiros. Peças raras, compostas uma a uma, inventadas ou reproduzidas sob a luz da paciência e do talento de monges copistas. Para ilustra-los, surgiam arabescos, desenhos, enfeites. Os ornamentos que uniam a linguagem literária às artes gráficas foram chamados de iluminuras, e eram usados principalmente para as letras capitulares.

A partir da idéia e do nome das iluminuras, Ariano Suassuna criou as iluminogravuras, unindo gravuras e poesia numa só obra de arte. A primeira coleção de iluminogravuras foi lançada em 1980 sob o nome de Sonetos de mote alheio. Pra quem não sabe o Suassuna é o autor de "O alto da compadecida" e outros títulos mais.. são dele as frases:

"A massificação procura baixar a qualidade artística para a altura do gosto médio. Em arte, o gosto médio é mais prejudicial do que o mau gosto... Nunca vi um gênio com gosto médio."

"Que eu nao perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo
sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas"

Detalhe foto: Iluminuras da Idade Média...

Dias felizes a todos!!

Comentários

Izabelle Costa disse…
Lany, sabia que o "Auto da Compadecida" agora é leitura escolar obrigatória? Cobrada no vestibular, inclusive? Está ao lado dos outros clássicos nacionais: O Alienista, Senhora, O Mulato, D. Casmurro, etc
Não conhecia esse lado do Ariano. Muito lindas as iluminogravuras.
Quanto à iluminuras, obra de arte medieval que ficam meio à esquerda quando falam de história da Arte. Pena.
Boa lembrança, boas novidades
Bjs
Lany disse…
Ainda há salvação pra humanidade... kkkkkkk na casa do Ariano Suassuna tem umas iluminogravuras maravilhosas dele... poderoso ele, não?
Bjkas

Postagens mais visitadas deste blog

Explicando o filme Presságio

Pudim para animar a festa !

O amor não tira férias (the holiday) e Arthur Abbot ...e filmes antigos...